Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Acadêmicos da Unemat colam grau em Barra do Bugres
Cerimônia foi celebrada pelo reitor e autoridades políticas e acadêmicas
Acadêmicos da Unemat colam grau em Barra do Bugres
12/03/2005 10:33:17
por Coordenadoria de Comunicação Social
 Campus Universitário de Barra do Bugres
Campus Universitário de Barra do Bugres

A noite desta quinta-feira (10/03) foi de festa para os 18 formandos dos cursos de Matemática (licenciatura) e Ciência da Computação (bacharelado) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus universitário de Barra do Bugres. No auditório do campus, autoridades políticas e acadêmicas, familiares e convidados de estudantes se reuniram pra celebrar a cerimônia de colação de grau conduzida pelo reitor Taisir Karim.

“A atuação profissional de cada um de vocês vai permitir dizer à sociedade que se formaram numa universidade pública de qualidade”, disse Taisir.

Os oradores das turmas de Matemática (Malba Tahan – A turma que calculava) e de Ciência da Computação (Cluster’s), Luciano José Polizel e Gunnar Ramos Firmino, respectivamente, lembraram do sentimento de camaradagem que surgiu durante os anos na Universidade e agradeceram o empenho da administração superior em oferecer as condições adequadas de ensino.

“Por vezes a caminhada foi árdua e o desânimo nos alcançou, mas o apoio dos amigos e familiares nos deu forças pra continuarmos. Já estamos com saudades, mas as boas lembranças irão sempre nos acompanhar”, comentou Luciano José.

As turmas prestaram homenagens aos professores e funcionários da Universidade e em seguida foi projetado no auditório um vídeo com mensagens de professores dos cursos, onde ficou registrado o carinho e o respeito entre docentes e acadêmicos.

Segundo Roberto Shimazu, chefe do departamento de Ciência da Computação, o compromisso da universidade foi cumprido com excelente qualidade e a formatura da turma é a prova de um trabalho a favor da educação pública no Estado. Opinião compartilhada pelo diretor da Faculdade de Ciências Exatas (Faciex), Miguel Koga, que ratificou as condições pedagógicas e estruturais adequadas dos cursos.

“O conhecimento apenas mostra o caminho, mas para trilhá-lo é preciso vontade de vencer”, frisou Richard de Sousa, chefe do departamento de Matemática.

Agente econômico

Com uma população estimada em 30 mil habitantes, o município é um grande produtor de cana-de-açúcar, com mais de 37 mil hectares plantados para abastecer duas grandes usinas produtoras de álcool e açúcar da região, uma delas instalada no município. A indústria moveleira e a pecuária são duas atividades que têm se consolidado em Barra do Bugres.

Nesse panorama, a contribuição da Unemat como um agente socioeconômico e cultural tem sido extremamente importante para o crescimento do município. Ambos os cursos foram criados em 1998 e juntamente com os cursos de Engenharia Agroindustrial e Arquitetura Rural e Urbana compõem uma comunidade acadêmica formada por mais de mil estudantes regularmente matriculados, 66 professores e 50 funcionários que atuam nos quaro cursos em atividade.

Diante de um auditório lotado e à frente dos formandos, o coordenador do campus, Júlio César Geraldo, falou da responsabilidade e alegria da Universidade de formar profissionais para atuar no Estado. “O campus recebe estudantes de 17 estados do País e 85 municípios do Estado e a contribuição de cada um deles é muito importante para o desenvolvimento de Mato Grosso”, avaliou.

Patrono das turmas, o deputado Rene Barbour parabenizou os formandos e lembrou da recente oferta no último vestibular de 40 vagas para uma turma especial do curso de Direito – extensão do campus de Cáceres – no campus de Barra do Bugres.

“Foi uma conquista para o município de Barra do Bugres. A Unemat leva educação e cultura ao interior do Estado e permite à população mato-grossense ter acesso ao ensino superior público de qualidade”, declarou o deputado.

No sábado, o patrono Rene recebe os formandos e comunidade acadêmica em sua fazenda no próprio município para a festa de confraternização.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada